O dia que Evangelino e Hidalgo presentearam Jaime Lerner com a faixa de Bicampeão do Coritiba: confira esta foto histórica no Blog do Couto.
A diretoria do Coritiba Foot Ball Club, por meio da Comissão de Preservação da Memória e da História do Coritiba Foot Ball Club, disponibiliza uma rara foto do Eterno Presidente Evangelino da Costa Neves e do Capitão Hidalgo, que em 04/04/1973, participaram de uma audiência com o então prefeito de Curitiba, Jaime Lerner.
Naquela data, o dirigente e o jogador do Alviverde entregaram de presente ao chefe do Poder Executivo Municipal uma faixa do Bicampeonato Paranaense de futebol. Nas fotos, é possível ver Evangelino, Hidalgo e também Lerner, em momentos distintos, sorrindo durante a entrega do presente.
Infelizmente, não foi possível encontrar informações a respeito do fotógrafo autor das fotos.
A metodologia de pesquisa histórica de informações e documentações relacionadas ao Verdão
O registro fotográfico em questão faz parte de uma série de sete negativos, em preto e branco, de 120mm. Os itens estavam Arquivo Público Municipal. As fotografias estavam armazenadas e cópias digitais foram disponibilizadas, após pesquisa da equipe técnica do Arquivo, em um dos serviços disponíveis à população.
Neste serviço público, em um primeiro momento, os técnicos identificaram no acervo a relação de alvarás e negativos fotográficos relacionados ao time do Alto da Glória. Na sequência, representante da Comissão, na condição de requerente, recebe uma lista dos itens disponíveis, para avaliação e confirmação de interesse, antes de encaminhamentos os documentos em questão seguirem para digitalização.
Nesta etapa, ocorreu a escolha dos itens de relevância histórica para futura composição do Acervo do Coritiba. Entre tais itens, uma série de fotos da comitiva Coxa-Branca na sede de Prefeitura.
A seguir, com os itens escolhidos pelos representantes coritibanos, ocorreu um recolhimento dos valores correspondentes aos cofres municipais. Isso porque, especificamente aqueles documentos ainda não estavam disponíveis à consulta gratuita. Assim sendo, havia a necessidade de cobrança de uma tarifa de serviços.
Finalmente, com as cópias digitalizadas disponíveis à Comissão do Clube, uma das fotos daquele momento histórico foi escolhida para ser divulgada no Blog do Couto, permitindo desse modo que mais pessoas da coletividade coritibana tenham acesso a ela, assim como pesquisadores e acadêmicos interessados no tema.
Serviço: como solicitar a pesquisa ao Arquivo Público?
A estrutura do Arquivo Público de Curitiba atende a qualquer pessoa interessada em solicitar a pesquisa de alvarás de comércio e construções, plantas arquitetônicas, documentos administrativos, negativos e muito mais. Então, para solicitar o levantamento ao Arquivo Público Municipal, basta entrar em contato com a equipe para receber o conteúdo por mensagem eletrônica. Ou então, conforme o que foi solicitado, também é possível ir pessoalmente para pesquisar no acervo armazenado em microfilmes.
O endereço eletrônico para contato é arquivopublico@curitiba.pr.gov.br. Já o telefone para contato é (41) 3350-8992. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
As pesquisas continuam e mais pessoas podem doar cópias digitais de seus acervos para o Coritiba
As pesquisas sobre a história do Coxa seguem com os trabalhos da Comissão de Preservação da Memória e da História do Coritiba Foot Ball Club. Primordialmente, quando o assunto são os fundadores do Verdão, a pesquisa é realizada conjuntamente com o grupo de historiadores Helênicos, estudiosos da história coritibana.
Da mesma forma, atividades vêm sendo realizadas pelo grupo de pesquisa e extensão a partir do núcleo de ciências jurídicas. Entretanto, este grupo recebe alunos de outras áreas da UFPR.
Por se tratar de uma pesquisa de grande amplitude e dificuldades no acesso de fontes primárias, atualizações dos bancos de dados são sempre bem-vindas e recomendadas, de forma aprimorar a metodologia de trabalhos.
Logo, é importante destacar que eventuais imprecisões podem ocorrer, sendo um problema da pesquisa. Por isso mesmo é tão importante que se disponibilizem novas fontes documentais.
Portanto, familiares dos fundadores do Coritiba Foot Ball Club que tenham interesse em doar cópias digitais de itens relacionados aos fundadores podem entrar em contato com a direção do Clube clicando aqui.
Verdão tem uma parceria técnica com a UFPR para melhor cuidar da história do Clube
Em uma parceria entre o Coritiba e a UFPR, o acervo histórico do Verdão também é cuidado por acadêmicos de graduação, bem como de pós-graduação. Nesse sentido, são pessoas com interesse em pesquisar mais a história do Clube e sua relação direta com a cidade de Curitiba.
O grupo de pesquisa e extensão foi formado a partir do núcleo do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. O grupo conta com alunas e alunos também de outras áreas da UFPR, como da História, Ciências Sociais e Educação Física. A equipe iniciou os trabalhos acadêmicos no acervo histórico do Coxa em 02/07/2025.
O professor Luís Fernando Lopes Pereira é o líder do grupo de pesquisa. Ele conta com a colaboração de outro docente da Universidade, o professor de Sociologia na Faculdade de Direito, Rodrigo Horochowski, que também acompanha as atividades de pesquisa científica do grupo. Entre os achados do grupo, borderôs e relatórios financeiros de todos os jogos do Coritiba no Torneio do Povo.
*** CFC ***
As principais responsabilidades da diretoria do Coritiba Foot Ball Club, como Associação, estão vinculadas à fiscalização do contrato de compra e venda da SAF. Nesse sentido, são obrigações diretivas:
– Principalmente, acompanhar o cumprimento do pagamento das dívidas, em especial das parcelas da recuperação judicial da Associação;
– Da mesma forma, o cumprimento dos aportes financeiros anuais na gestão do Clube (futebol e atividades de apoio);
– Além disso, a gestão patrimonial. Inclusive quanto a manutenção e investimentos no CT Bayard Osna, no novo CT, tanto quanto no Estádio Major Antônio Couto Pereira;
– Bem como, os cuidados com a preservação histórica.
***
Se você encontrou algum erro nesta matéria, por favor, entre em contato. Além disso, o Coritiba Foot Ball Club preza pelos créditos merecidos, então nos avise sobre eles.