Theodoro Obladen foi um dos fundadores do Coritiba. Ele marcou seu nome na história também ao lado de seu irmão, Leopoldo Obladen.
Conheça um pouco mais sobre a história de um dos personagens que veio a fundar o time do Alto da Glória: Theodoro Obladen. Confira esta postagem do Blog do Couto e saiba mais sobre esta história de vida com muito apoio ao time verde e branco.
Theodoro e os primórdios do Coritiba antes dele ser chamado de Coritiba Foot Ball Club
Theodoro Obladen foi um dos fundadores do Coritiba e um dos jogadores que viajou até Ponta Grossa, onde o time d’Os Coritibanos [com vários dos fundadores do Coxa] enfrentou o time local, o Pontagrossense Foot Ball Club, em 24/10/1909.
Entretanto, pelo menos já em 1905 ele já fazia parte do Teuto Brasileiro (Ata da Reunião Mensal de 7 de Janeiro de 1905), vindo a ser promovido de sócio ativo para passivo dois anos depois (Ata da Assembleia Geral de 11 de Maio de 1907).
Por sua vez, Theodoro Obladen também participava de outro esporte, pois foi juiz de competição de ciclismo no Campeonato Paranaense de 1907 (A Republica, Ano 1907\Edição 00079,05/04/1907).
Theodoro Obladen foi um dos fundadores do Coritiba: fazendo história em 1909
Naquele jogo ocorrido em 24/10/1909, em Ponta Grossa, a delegação dos Coritibanos posou para uma foto oficial. A foto em questão é tida como de autoria de Luiz Bianchi (um argentino, assim como Fritz Essenfelder), famoso fotógrafo dos Campos Gerais, que foi morar e trabalhar em Ponta Grossa em 1909. Isso porque Bianchi registrou alguns lances da partida, bem como, em outro registro, ambos os times posam juntos ao registro fotográfico.

Na foto (esq. para dir.): em pé, Arthur Iwersen; Erothides Calberg; Leopoldo Obladen, Alfredo Labsch (capitão, conforme notícia do Diario do Paraná, de Ponta Grossa, edição de 26/10/1909, em “A primeira partida de futebol do Estado do Paraná”, de Ângelo Luiz De Col Defino); Alfredo Hauer e Walter Dittrich. Ajoelhados: Theodoro Obladen; Roberto Juckschy e Carlos Schlenmker. Sentados: Fritz Essenfelder; Johann Matschke; Waldemar Hauer; Albino Hauer e Rodolfo Kaastrup.
A participação de Theodoro Obladen no primeiro jogo do Coxa em Curitiba
No livro nunca publicado do historiador memorialista Francisco Genaro Cardoso, em “A Vida do Coritiba Foot Ball Club e o Desporto Paranaense”, Oladen aparece em um importante evento, que foi registrado em uma reunião do Coritiba Foot Ball Club. Foi em 21/04/1910, “quatro dias após a inauguração do campo localizado a frente do pavilhão dos sócios do Jóquei Clube Paranaense”. Diz o texto que o campo do “CORITIBANO FOOT-BALL CLUBE” teve o apoio do sócio Theodoro Obladen, que “confeccionou os travessões do “goal” e ele mesmo os colocou”. Além disso, “Alfredo Hauer ofertou parte do material usado pelos seus companheiros no trabalho de terraplanagem.”
Poucos meses depois, Theodoro voltou a ter seu nome vinculado a uma importantíssima data na história do Coritiba, em 12/06/1910. Naquele dia ocorreu o jogo de volta contra o time formado em Ponta Grossa, com quem os Coritibanos jogaram um ano antes. “Os cinco juízes das provas de corridas de bicicleta que antecederam ao jogo do Coritiba contra o Pontagrossense em 12/06/1910 foram: Emilio Koch, Joaquim Neves, Luiz Kompatscher, Luiz Paiva, Theodoro Obladen”, conforme relato de jornal da época (Diario da Tarde, Ano 1910\Edição 03522, 10/06/1910).

Fontes:
As pesquisas continuam e mais pessoas podem doar cópias digitais de seus acervos para o Coritiba
As pesquisas sobre a história do Coxa seguem com os trabalhos da Comissão de Preservação da Memória e da História do Coritiba Foot Ball Club. Primordialmente, quando o assunto são os fundadores do Verdão, a pesquisa é realizada conjuntamente com o grupo de historiadores Helênicos, estudiosos da história coritibana.
Da mesma forma, atividades vêm sendo realizadas pelo grupo de pesquisa e extensão a partir do núcleo de ciências jurídicas. Entretanto, este grupo recebe alunos de outras áreas da UFPR.
Por se tratar de uma pesquisa de grande amplitude e dificuldades no acesso de fontes primárias, atualizações dos bancos de dados são sempre bem-vindas e recomendadas, de forma aprimorar a metodologia de trabalhos.
Logo, é importante destacar que eventuais imprecisões podem ocorrer, sendo um problema da pesquisa. Por isso mesmo é tão importante que se disponibilizem novas fontes documentais.
Portanto, familiares dos fundadores do Coritiba Foot Ball Club que tenham interesse em doar cópias digitais de itens relacionados aos fundadores podem entrar em contato com a direção do Clube clicando aqui.
Verdão tem uma parceria técnica com a UFPR para melhor cuidar da história do Clube
Em uma parceria entre o Coritiba e a UFPR, o acervo histórico do Verdão também é cuidado por acadêmicos de graduação, bem como de pós-graduação. Nesse sentido, são pessoas com interesse em pesquisar mais a história do Clube e sua relação direta com a cidade de Curitiba.
O grupo de pesquisa e extensão foi formado a partir do núcleo do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. O grupo conta com alunas e alunos também de outras áreas da UFPR, como da História, Ciências Sociais e Educação Física. A equipe iniciou os trabalhos acadêmicos no acervo histórico do Coxa em 02/07/2025.
O professor Luís Fernando Lopes Pereira é o líder do grupo de pesquisa. Ele conta com a colaboração de outro docente da Universidade, o professor de Sociologia na Faculdade de Direito, Rodrigo Horochowski, que também acompanha as atividades de pesquisa científica do grupo. Entre os achados do grupo, borderôs e relatórios financeiros de todos os jogos do Coritiba no Torneio do Povo.
*** CFC ***
As principais responsabilidades da diretoria do Coritiba Foot Ball Club, como Associação, estão vinculadas à fiscalização do contrato de compra e venda da SAF. Nesse sentido, são obrigações diretivas:
– Principalmente, acompanhar o cumprimento do pagamento das dívidas, em especial das parcelas da recuperação judicial da Associação;
– Da mesma forma, o cumprimento dos aportes financeiros anuais na gestão do Clube (futebol e atividades de apoio);
– Além disso, a gestão patrimonial. Inclusive quanto a manutenção e investimentos no CT Bayard Osna, no novo CT, tanto quanto no Estádio Major Antônio Couto Pereira;
– Bem como, os cuidados com a preservação histórica.
***
Se você encontrou algum erro nesta matéria, por favor, entre em contato. Além disso, o Coritiba Foot Ball Club preza pelos créditos merecidos, então nos avise sobre eles.