Foram as Mulheres Coritibanas as responsáveis pela criação e confecção da bandeira do Coritiba Foot Ball Club há cento e quinze anos. Isso ocorreu em maio de 1910, como parte dos preparativos para o primeiro jogo do Coritiba [na época, Curitybano Foot Ball Club] na capital paranaense. E no dia 12/06/1910 o nosso Pavilhão foi hasteado pela primeira vez.

A primeira partida do time Coxa-Branca em Curitiba
A primeira vez que o time coritibano jogou oficialmente em Curitiba ocorreu no dia 12/06/1910. O adversário foi o Pontagrossense Foot Ball Club e a partida ocorreu no campo no Jockey Club, sendo vencedor o Alviverde pelo placar de 5×3. Naquela partida, o Coritiba jogou de branco (Diario da Tarde, 13/06/1910), enquanto o Pontagrossense tinha um uniforme em azul e branco.

As Mulheres Coritibanas e a primeira bandeira do Coritiba
Havia um movimento festivo nas ruas de Curitiba antecedendo ao jogo como relatava uma matéria do jornal A Republica, de 14/06/1910. Por sua vez, matéria do Diario da Tarde (13/06/1910) contava que mais de mil pessoas teriam assistido à partida, uma verdadeira festividade local. Dessa maneira, todo este ambiente local chamaria a atenção de muitas pessoas interessadas na partida, apesar do clima de inverno.

Registros confirmam a importância feminina na história do Coritiba
Além disso tudo, outros registros históricos relatam “a presença de senhoritas, que inauguraram o campo de jogo no Jockey” (A Republica, 14/06/1910), bem como de que “A inauguração do campo foi feita por uma commissão de moças, composta das senhoritas Elly Franck, Martha Koch, Margarida Hey e Adelaide Glaser, as quaes, içaram no mastro central o pavilhão verde branco do Coritiba-Foot Bal Club, tocando por essa ocasião o hymno social [1]” (Diário da Tarde, 13/06/1910; Der Kompass, 15/06/1910).
Da mesma forma, mais do que as matérias jornalísticas da época, em uma das primeiras atas do Clube também há o registro de que mulheres coritibanas criaram a bandeira do Verdão. Isto porque, na ata da Reunião da sessão de Directoria, em 20/05/1910, há o registro de que o “estandarte da Sociedade será feito gratis por Senhoritas, que para esse fim se ofereceram”.
[1] O Coritiba Foot Ball Club tem interesse em contar com uma cópia digital deste item em seu acervo. Entre em contato com o Clube.

Então, fica evidenciada a indispensável relevância das Mulheres Coritibanas na construção desta fabulosa história em Verde e Branco. Elly Franck, Martha Koch, Margarida Hey e Adelaide Glaser eternizaram seus nomes na nossa história, ao criar a bandeira do Coritiba. A elas, nosso agradecimento.
Comissão de Preservação da Memória e da História do Coritiba Foot Ball Club.
*** CFC ***
As principais responsabilidades da diretoria eleita do Coritiba Foot Ball Club, como Associação, estão vinculadas à fiscalização da adequada execução do contrato de compra e venda da SAF quanto a:
– Principalmente, acompanhar o cumprimento do pagamento das dívidas, em especial das parcelas da recuperação judicial da Associação;
– Da mesma forma, o cumprimento dos aportes financeiros anuais na gestão do Clube (futebol e atividades de apoio);
– Além disso, a gestão patrimonial, inclusive quanto a manutenção e investimentos no CT Bayard Osna, no novo CT, tanto quanto no Estádio Major Antônio Couto Pereira;
– Bem como os cuidados com a preservação histórica.