Trabalhos de pesquisa na UFPR encontram mais registros históricos do Coritiba: pesquisa avança e muitos documentos raros são identificados.
Durante o primeiro mês de pesquisas, entre a documentação já encontrada, há vários temas distintos. O tema com mais itens encontrados, até aqui, é o de documentos relacionados à construção dos estádios do Clube, especialmente das curvas do Estádio Couto Pereira.
Documentação sobre o patrimônio do Clube: a evolução de obras no estádio coritibano ao longo das décadas
O Professor Luís Fernando Lopes Pereira, o líder do grupo de pesquisa da Universidade Federal do Paraná. O Professor, que também é Conselheiro do Verdão, coordena a equipe de pesquisa científica, em uma parceria técnica da UFPR com o Coritiba. Ele relatou ao Blog do Couto sobre o andamento dos primeiros trabalhos: “O maior bloco de documentos por enquanto é do estádio mesmo. E variado: de algumas reformas, temos [a relação d]os trabalhadores listados, que talvez possam ser encontrados nos contratos [de trabalho para com o Coritiba]”, explica Luís Fernando. Ademais, a equipe identificou bastante documentação referente às “despesas de reformas”, bem como “Os pedidos de alvará de obras”.
Trabalhos na UFPR encontram mais registros históricos do Coritiba

Entretanto, além de documentação sobre obras no patrimônio do Cori. Em “Segundo lugar [em quantidade de itens identificados estão], os balancetes dos jogos com informações variadas”. Nesta documentação, há registro de ocorrências peculiares em dias de jogos, por exemplo. Na sequência, em número de itens, vêm as correspondências recebidas no Alto da Glória. Professor Luís destaca o período em que Aryon Cornelsen presidia o time Coxa-Branca.
Outro tema importante às pesquisas futuras relaciona-se à participação das Mulheres Coritibanas na vida do Clube. Nesse sentido, estão listando diversos documentos com relação direta ao Departamento Feminino. Especialmente nos anos 60, o Coritiba acumulou uma vasta documentação sobre mulheres que se associaram ao Clube.
Além disso tudo, o grupo de acadêmicos encontrou documentos relativos as finanças do Alviverde e outros tipos de cartas, de períodos pós-Aryon.
As pesquisas continuam e mais pessoas podem doar cópias digitais de seus acervos para o Coritiba
As pesquisas sobre a história do Coxa seguem com os trabalhos da Comissão de Preservação da Memória e da História do Coritiba Foot Ball Club. Primordialmente, quando o assunto são os fundadores do Verdão, a pesquisa é realizada conjuntamente com o grupo de historiadores Helênicos, estudiosos da história coritibana.
Da mesma forma, atividades vêm sendo realizadas pelo grupo de pesquisa e extensão a partir do núcleo de ciências jurídicas. Entretanto, este grupo recebe alunos de outras áreas da UFPR.
Por se tratar de uma pesquisa de grande amplitude e dificuldades no acesso de fontes primárias, atualizações dos bancos de dados são sempre bem-vindas e recomendadas, de forma aprimorar a metodologia de trabalhos.
Logo, é importante destacar que eventuais imprecisões podem ocorrer, sendo um problema da pesquisa. Por isso mesmo é tão importante que se disponibilizem novas fontes documentais.
Portanto, familiares dos fundadores do Coritiba Foot Ball Club que tenham interesse em doar cópias digitais de itens relacionados aos fundadores podem entrar em contato com a direção do Clube clicando aqui.
Verdão tem uma parceria técnica com a UFPR para melhor cuidar da história do Clube
Em uma parceria entre o Coritiba e a UFPR, o acervo histórico do Verdão também é cuidado por acadêmicos de graduação, bem como de pós-graduação. Nesse sentido, são pessoas com interesse em pesquisar mais a história do Clube e sua relação direta com a cidade de Curitiba.
O grupo de pesquisa e extensão foi formado a partir do núcleo do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. O grupo conta com alunas e alunos também de outras áreas da UFPR, como da História, Ciências Sociais e Educação Física. A equipe iniciou os trabalhos acadêmicos no acervo histórico do Coxa em 02/07/2025.
O professor Luís Fernando Lopes Pereira é o líder do grupo de pesquisa. Ele conta com a colaboração de outro docente da Universidade, o professor de Sociologia na Faculdade de Direito, Rodrigo Horochowski, que também acompanha as atividades de pesquisa científica do grupo. Entre os achados do grupo, borderôs e relatórios financeiros de todos os jogos do Coritiba no Torneio do Povo.
*** CFC ***
As principais responsabilidades da diretoria do Coritiba Foot Ball Club, como Associação, estão vinculadas à fiscalização do contrato de compra e venda da SAF. Nesse sentido, são obrigações diretivas:
– Principalmente, acompanhar o cumprimento do pagamento das dívidas, em especial das parcelas da recuperação judicial da Associação;
– Da mesma forma, o cumprimento dos aportes financeiros anuais na gestão do Clube (futebol e atividades de apoio);
– Além disso, a gestão patrimonial. Inclusive quanto a manutenção e investimentos no CT Bayard Osna, no novo CT, tanto quanto no Estádio Major Antônio Couto Pereira;
– Bem como, os cuidados com a preservação histórica.
***
Se você encontrou algum erro nesta matéria, por favor, entre em contato. Além disso, o Coritiba Foot Ball Club preza pelos créditos merecidos, então nos avise sobre eles.