Blog

O Blog do Couto

Quadro expositor sobre o primeiro jogo do Coxa é doado ao Clube

27/10/2025 - 07:10
Luiz Carlos Betenheuser Júnior

Quadro expositor sobre o primeiro jogo do Coxa é doado ao Clube e agora faz parte do Acervo Histórico do Coritiba. O Acervo Histórico do Alviverde agora dispõe de um quadro expositor, em acrílico, com uma cópia de uma matéria jornalística sobre a primeira partida de futebol disputada pelo Coritiba. O jogo ocorreu em 24/10/1909, na cidade de Ponta Grossa, contra o time do Pontagrossense Foot Ball Club.

A matéria, do jornal curitibano Diario da Tarde, Ano 1909\Edição 03240, de 26/10/1909. O registro conta detalhes sobre o jogo – o adversário marcou o seu gol, aos 17 minutos do primeiro tempo.

Na sequência, o Coxa teve oportunidade de empatar, em uma cobrança de pênalti, mas o goleiro adversário salvou o lance. Após o lance, o time verde e branco sofreu grande pressão do time local; no entanto, a defesa coritibana segurou o ataque adversário. No tempo final, o Cori foi ao ataque, pressionou fortemente e chutou quatro bolas na trave, mas não conseguiu o empate.

Reprodução

Clube recebe doação de um quadro expositor sobre o primeiro jogo do Coxa

Pensando em que mais pessoas soubessem detalhes sobre o primeiro jogo do Verdão, um torcedor do Coritiba encomendou o quadro expositor para o designer Leônidas Caprilhone Filho, cuja empresa tem uma parceria com o Clube de Benefícios do Coritiba. Leônidas e sua família, além de serem associados, também vivenciam o Coxa há muito tempo. Tanto que seu pai já participou da direção do Coritiba .

Inicialmente, o desafio o proposto pelo torcedor era o de desenvolver algo que pudesse expor em destaque recortes históricos do Coritiba Foot Ball Club, como por exemplo, matérias de jornais, revistas, arquivos, documentos, etc., de forma a complementar e ilustrar o Acervo Histórico do Clube. Isso porque, futuramente, parte deste acervo estará disponível para consulta e visitação do público.

Por se tratar de peças avulsas e selecionadas, o especialista pensou em quadro expositor que que transmitisse certa exclusividade, independente do lugar de exibição. “A proposta estética utiliza o acrílico cristal em duas partes, um material que remete à sofisticação e transparência, sendo também um formato personalizado para garantir uma identidade visual própria”, explica o profissional.

Entre as duas partes do acrílico, há uma área reservada demarcada com um papel na cor verde. Por isso, a arte faz uma referência direta às cores do Coritiba. “Primeiramente, digitalizamos os recortes e, depois, os imprimimos para reproduzir aquela edição do jornal. Esses recortes ficam sobrepostos e colados ao papel e tudo sob pressão entre as partes do acrílico, mantendo um efeito limpo e moderno”, complementa Leônidas.

Foto: acervo particular

O quadro é um item com características de versatilidade. Assim, o quadro “pode funcionar tanto como quadro de parede (com visualização frontal) quanto em expositores ou móveis específicos que permitam a visualização dupla, já que sua construção é simétrica”, finaliza Caprilhone Filho.

Diretoria do Alviverde propôs o tombamento do Acervo do Coritiba

Em 21/08/2025, a diretoria do time Coxa-Branca formalizou o pedido de tombamento do Acervo do Clube, de forma a dar melhores condições de guarda, tanto quanto ampliar o acesso público aos itens. O pedido foi realizado por meio do Processo Administrativo Eletrônico nº 01-212074/2025, que será analisado e deliberado junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Curitiba (CMPC).

Em Curitiba, existe uma legislação local específica para o tombamento de itens de relevância histórica para o Município. Esse é um tema regulamentado pelo Decreto nº 360, de 29/03/2019. A referida legislação conceitua o que é o Tombamento: “ato administrativo que declara a singularidade e excepcionalidade de um bem considerado individualmente ou em conjunto, seja móvel ou imóvel, público ou privado, pertencente à pessoa física ou jurídica”.

Além disso, essa ação está relacionada “em razão do seu valor cultural, histórico, paisagístico, científico, artístico, turístico, arquitetônico ou ambiental, com instituição de um regime jurídico especial de propriedade como forma a garantir sua preservação e conservação”.

As pesquisas continuam e mais pessoas podem doar cópias digitais de seus acervos para o Coritiba

As pesquisas sobre a história do Coxa seguem com os trabalhos da Comissão de Preservação da Memória e da História do Coritiba Foot Ball Club. Primordialmente, quando o assunto são os fundadores do Verdão, a pesquisa é realizada conjuntamente com o grupo de historiadores Helênicos, estudiosos da história coritibana.

Da mesma forma, atividades vêm sendo realizadas pelo grupo de pesquisa e extensão a partir do núcleo de ciências jurídicas. Entretanto, este grupo recebe alunos de outras áreas da UFPR.

Por se tratar de uma pesquisa de grande amplitude e dificuldades no acesso de fontes primárias, atualizações dos bancos de dados são sempre bem-vindas e recomendadas, de forma aprimorar a metodologia de trabalhos.

Logo, é importante destacar que eventuais imprecisões podem ocorrer, sendo um problema da pesquisa. Por isso mesmo é tão importante que se disponibilizem novas fontes documentais.

Portanto, familiares dos fundadores do Coritiba Foot Ball Club que tenham interesse em doar cópias digitais de itens relacionados aos fundadores podem entrar em contato com a direção do Clube clicando aqui.

Verdão tem uma parceria técnica com a UFPR para melhor cuidar da história do Clube

Em uma parceria entre o Coritiba e a UFPR, o acervo histórico do Verdão também é cuidado por acadêmicos de graduação, bem como de pós-graduação. Nesse sentido, são pessoas com interesse em pesquisar mais a história do Clube e sua relação direta com a cidade de Curitiba.

O grupo de pesquisa e extensão foi formado a partir do núcleo do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. O grupo conta com alunas e alunos também de outras áreas da UFPR, como da História, Ciências Sociais e Educação Física. A equipe iniciou os trabalhos acadêmicos no acervo histórico do Coxa em 02/07/2025.

O professor Luís Fernando Lopes Pereira é o líder do grupo de pesquisa. Ele conta com a colaboração de outro docente da Universidade, o professor de Sociologia na Faculdade de Direito, Rodrigo Horochowski, que também acompanha as atividades de pesquisa científica do grupo. Entre os achados do grupo, borderôs e relatórios financeiros de todos os jogos do Coritiba no Torneio do Povo.

*** CFC ***

As principais responsabilidades da diretoria do Coritiba Foot Ball Club, como Associação, estão vinculadas à fiscalização do contrato de compra e venda da SAF. Nesse sentido, são obrigações diretivas:

– Principalmente, acompanhar o cumprimento do pagamento das dívidas, em especial das parcelas da recuperação judicial da Associação;

– Da mesma forma, o cumprimento dos aportes financeiros anuais na gestão do Clube (futebol e atividades de apoio);

– Além disso, a gestão patrimonial. Inclusive quanto a manutenção e investimentos no CT Bayard Osna, no novo CT, tanto quanto no Estádio Major Antônio Couto Pereira;

– Bem como, os cuidados com a preservação histórica.

***

Se você encontrou algum erro nesta matéria, por favor, entre em contato. Além disso, o Coritiba Foot Ball Club preza pelos créditos merecidos, então nos avise sobre eles

Tags:
Notícias

Relacionadas da categoria

Desde os primórdios o Coritiba estava aberto para todos

Desde os primórdios o Coritiba estava aberto para todos que estivessem interessados em associar-se ao Clube do Alto da Glória. Documentos encontrados por integrantes da...
Leia mais

Jair Costa Schon foi dirigente do Coritiba nos anos 50

Jair Costa Schon foi dirigente do Coritiba nos anos 50: saiba mais sobre a história deste dirigente coritibano, conferindo esta postagem no Blog do Couto....
Leia mais

O Centenário de nascimento de Evangelino da Costa Neves

O Centenário de nascimento de Evangelino da Costa Neves, o mais vitorioso dirigente da história do Coritiba Foot Ball Club. Sem dúvida, um nome eternizado...
Leia mais