Coritiba cria um projeto de preservação de sua história: trata-se do projeto denominado “Coritiba, Curitiba e a história de nossa gente”. Esta é uma forma de priorizar os cuidados institucionais com o acervo histórico do Clube. O projeto atende uma das diretrizes da diretoria do Verdão para o triênio 2025-2027.
A história de um clube centenário como o Coritiba Foot Ball Club se confunde com a história da cidade, do estado e de sua gente.
Nascido em um contexto de modernização e avanços urbanísticos consolidados com Cândido de Abreu, em meio à construção de uma identidade regional com Romário Martins, desde a sua fundação vemos a realização do sonho do início do século XX de uma comunidade que reuniu o complexo xadrez étnico da região, consolidando-se, ainda na metade dos novecentos, como o principal clube social da Cidade Sorriso.
Diretoria do Coritiba cria um projeto de preservação de sua história

O projeto denominado “Coritiba, Curitiba e a história de nossa gente” tem a finalidade de preservação de fontes históricas do Coritiba, mas não só, pois por elas passam toda a nossa gente. Para tanto, o Coritiba celebrou convênio com a Universidade Federal do Paraná. Na sequência, apresentará proposição junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Curitiba, quanto do tombamento do acervo histórico do Coxa para preservação de nossa história.
*** CFC ***
As principais responsabilidades da diretoria do Coritiba Foot Ball Club, como Associação, estão vinculadas à fiscalização do contrato de compra e venda da SAF. Nesse sentido, são obrigações diretivas:
– Principalmente, acompanhar o cumprimento do pagamento das dívidas, em especial das parcelas da recuperação judicial da Associação;
– Da mesma forma, o cumprimento dos aportes financeiros anuais na gestão do Clube (futebol e atividades de apoio);
– Além disso, a gestão patrimonial. Inclusive quanto a manutenção e investimentos no CT Bayard Osna, no novo CT, tanto quanto no Estádio Major Antônio Couto Pereira;
– Bem como os cuidados com a preservação histórica.