Familiares de Fritz Essenfelder colaboram com o Acervo do Coritiba: revistas sobre o Coxa, da família Essenfelder agora fazem parte do acervo do Verdão.
Revistas que contam a história do time do Alto da Glória e cópias digitais de inúmeras fotografias de Frederico Essenfelder, o Fritz, e família, agora também farão parte do Acervo do Coritiba. Isso tudo porque um dos familiares de Fritz, que participou da fundação do Alviverde, compartilhou os itens com a coletividade Coxa-Branca.
O senhor José Renato Marchesani doou ao Coxa, revistas históricas relacionadas ao Clube, itens que faziam parte do acervo familiar dos Essenfelder. Da mesma forma, compartilhou com o Verdão reproduções digitais de importantes fotos que registraram vários momentos da vida dos Essenfelder em Curitiba.

A importância dos Essenfelder na história do Coxa
Não há dúvida quanto a enorme relevância dos Essenfelder à fundação e aos primórdios do Coritiba. Justamente porque Fritz trouxe à Curitiba, seu conhecimento institucional de um clube de futebol, bem como das regras do jogo. Além disso, da estrutura básica do futebol, como por exemplo, o adequado posicionamento dos atletas no campo de jogo.
Nos primórdios do futebol, antes de 1909, o futebol em Curitiba era praticado ainda sem muito conhecimento destas condições. Seu desempenho desportivo em campo e sua liderança, fizeram dele o primeiro capitão do Coxa após a fundação. Ainda nos primeiros anos, Fritz foi também presidente do Clube, em 1915.
Por sua vez, outro Essenfelder, o Florian Helmuth Essenfelder, também teve sua história de vida marcada com a fundação do Verdão. Além do Coritiba, ele também participou, junto com o irmão Frederico, da fundação de um time do Rio Grande do Sul.
Da mesma forma, participaram das atividades desportivas e sociais do Cori, durante vários anos, Carlos Essenfelder e Ernesto Essenfelder.
Fotos importantes contam mais sobre os Essenfelder em Curitiba
Todas as fotos disponibilizadas gratuitamente pela família Essenfelder, na figura de José Renato Marchesani, agora fazem parte do Acervo do Coritiba.













Família Essenfelder no Coritiba em fotos


Familiares de Fritz Essenfelder colaboram com o Acervo do Coritiba
José Renato Marchesani, 82, nascido em Jahu, interior de São Paulo. Descendente de italianos, mora em Curitiba desde os 21 anos, onde estudou (na UFPR) e trabalhou na PUC PR. Entretanto, no fim dos anos 80, foi para a capital paulista, estudar na USP, uma especialização em medicina. Depois, foi para o interior do Paraná, onde montou um hospital e residiu com a família.
Atualmente, está aposentado, sendo responsável por cuidar de itens pessoais e familiares, entre os quais, importantes registros históricos dos Essenfelder, cujos representantes fundaram o Coritiba em 1909 e participaram da vida clubística durante décadas.

Viúvo de Ester Gisele Essenfelder da Cunha Mello, filha de Ester Essenfelder e de Henrique Cunha Mello. Sua esposa era neta de Frederico Essenfelder com Alvina Emília Assmé. Casados, José e Ester tiveram dois filhos, assim como quatro netos e, também, dois bisnetos. Até hoje apaixonado pela sua esposa, já falecida, José fez questão de compartilhar itens que a esposa guardou com muito carinho, durante muitos anos.
Dono do acervo da família de Fritz Essenfelder, que inicialmente eram cuidados pela esposa, José gentilmente colaborou com o Coritiba Foot Ball Club, doando itens do acervo familiar (revistas históricas sobre o Coxa). Além disso, disponibilizou cópias digitais de fotos raras dos Essenfelder para a composição do Acervo Histórico do Coritiba.

Revistas históricas sobre o Coxa foram doados pelos familiares de Essenfelder e ao Acervo do Clube
Em sua casa, José Renato Marchesani mantém muito bem-cuidados inúmeros itens dos Essenfelder, itens que antes eram cuidados pela esposa Esterzinha (como a esposa até hoje é chamada pelo apaixonado José ). “Esterzinha tinha enorme amor pelo Coritiba”, explica José, justificando o fato dela ser uma grande responsável pela manutenção da história familiar. Nesse sentido, entre os itens que Ester guardava com muito carinho, estavam revistas históricas relacionadas ao Alviverde do Alto da Glória.
Como forma de incentivar a preservação histórica, bem como de contribuir para que mais pessoas ligadas ao Cori tenham acesso a informações sobre a história do Clube, José Renato Marchesani doou ao Acervo do Coritiba exemplares das seguintes revistas, que eram de propriedade de dona Ester:
- Revista Cori 70 números 3 e 6
- Revista Grandes Clubes Brasileiros especial do Coritiba
- Edição comemorativa do centenário do Coritiba, Cem anos de Glória (Revista Placar)
- Revista Placar Coritiba Campeão do Brasil com superpôster dos campeões
“Principalmente, conversando com o senhor José durante horas, pude ver o brilho nos olhos dele ao falar da esposa e do quanto ela amava o time Coxa. Emocionado ao falar sobre dona Ester, acredito que senhor José sabia da importância do Coritiba na vida dela e de seus familiares. Por isso mesmo ele optou por doar os itens ao nosso Clube. A importância da família Essenfelder para a construção do Coritiba dos primórdios é inegável”, explicou Luiz Carlos Betenheuser Júnior, vice-presidente.
Diretoria do Alviverde pretende propor o tombamento do Acervo do Coritiba
Na condição de vice-presidente, Luiz representou a presidente Marianna Libano De Souza no recebimento dos itens doados. “Agora, os itens serão catalogados e farão parte do Acervo do Coritiba. Ainda este ano, a diretoria do Coxa espera poder apresentar o projeto de tombamento do Acervo, uma forma de melhor guardar e divulgar a história de nosso Clube, assim como de nossa gente, e, da mesma maneira, da nossa cidade de Curitiba”, ressalta o dirigente.
A diretoria do time Coxa-Branca já iniciou os trabalhos visando o tombamento do Acervo do Clube, de forma a dar melhores condições de guarda, tanto quanto ampliar o acesso público aos itens.
Em Curitiba, existe uma legislação local específica para o tombamento de itens de relevância histórica para o Município. Isso é tratado por meio do Decreto nº 360, de 29/03/2019. A referida legislação conceitua o que é o Tombamento: “ato administrativo que declara a singularidade e excepcionalidade de um bem considerado individualmente ou em conjunto, seja móvel ou imóvel, público ou privado, pertencente à pessoa física ou jurídica”. Além disso, essa ação está relacionada “em razão do seu valor cultural, histórico, paisagístico, científico, artístico, turístico, arquitetônico ou ambiental, com instituição de um regime jurídico especial de propriedade como forma a garantir sua preservação e conservação”.
As pesquisas continuam e mais pessoas podem doar cópias digitais de seus acervos para o Coritiba
As pesquisas sobre a história do Coxa seguem com os trabalhos da Comissão de Preservação da Memória e da História do Coritiba Foot Ball Club. Primordialmente, quando o assunto são os fundadores do Verdão, a pesquisa é realizada conjuntamente com o grupo de historiadores Helênicos, estudiosos da história coritibana.
Da mesma forma, atividades vêm sendo realizadas pelo grupo de pesquisa e extensão a partir do núcleo de ciências jurídicas. Entretanto, este grupo recebe alunos de outras áreas da UFPR.
Por se tratar de uma pesquisa de grande amplitude e dificuldades no acesso de fontes primárias, atualizações dos bancos de dados são sempre bem-vindas e recomendadas, de forma aprimorar a metodologia de trabalhos.
Logo, é importante destacar que eventuais imprecisões podem ocorrer, sendo um problema da pesquisa. Por isso mesmo é tão importante que se disponibilizem novas fontes documentais.
Portanto, familiares dos fundadores do Coritiba Foot Ball Club que tenham interesse em doar cópias digitais de itens relacionados aos fundadores podem entrar em contato com a direção do Clube clicando aqui.
Verdão tem uma parceria técnica com a UFPR para melhor cuidar da história do Clube
Em uma parceria entre o Coritiba e a UFPR, o acervo histórico do Verdão também é cuidado por acadêmicos de graduação, bem como de pós-graduação. Nesse sentido, são pessoas com interesse em pesquisar mais a história do Clube e sua relação direta com a cidade de Curitiba.
O grupo de pesquisa e extensão foi formado a partir do núcleo do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. O grupo conta com alunas e alunos também de outras áreas da UFPR, como da História, Ciências Sociais e Educação Física. A equipe iniciou os trabalhos acadêmicos no acervo histórico do Coxa em 02/07/2025.
O professor Luís Fernando Lopes Pereira é o líder do grupo de pesquisa. Ele conta com a colaboração de outro docente da Universidade, o professor de Sociologia na Faculdade de Direito, Rodrigo Horochowski, que também acompanha as atividades de pesquisa científica do grupo. Entre os achados do grupo, borderôs e relatórios financeiros de todos os jogos do Coritiba no Torneio do Povo.
*** CFC ***
As principais responsabilidades da diretoria do Coritiba Foot Ball Club, como Associação, estão vinculadas à fiscalização do contrato de compra e venda da SAF. Nesse sentido, são obrigações diretivas:
– Principalmente, acompanhar o cumprimento do pagamento das dívidas, em especial das parcelas da recuperação judicial da Associação;
– Da mesma forma, o cumprimento dos aportes financeiros anuais na gestão do Clube (futebol e atividades de apoio);
– Além disso, a gestão patrimonial. Inclusive quanto a manutenção e investimentos no CT Bayard Osna, no novo CT, tanto quanto no Estádio Major Antônio Couto Pereira;
– Bem como, os cuidados com a preservação histórica.
***
Se você encontrou algum erro nesta matéria, por favor, entre em contato. Além disso, o Coritiba Foot Ball Club preza pelos créditos merecidos, então nos avise sobre eles.