Blog

O Blog do Couto

O Coritiba no livro de Valêncio Xavier e Poty Lazzarottto

31/07/2025 - 07:07
Luiz Carlos Betenheuser Júnior

O Coritiba no livro de Valêncio Xavier e Poty Lazzarottto, “Curitiba, de nós”, de 1975, mostra um pouco mais sobre a capital paranaense em textos breves e ilustrações. Trata-se de um cenário de “Curitiba ainda provinciana”, como destaca a pesquisadora Clediane Lourenço, da Universidade do Estado de Santa Catarina.

De certa forma, é possível dizer que o livro estimula lembranças. Entre uma das passagens da publicação, Poty Lazzarotto desenha e Valêncio Xavier escreve sobre os primórdios do futebol curitibano.

Com o passar dos anos, algumas descobertas relacionadas à prática do futebol na cidade acabam aprimorando a realidade histórica. Entretanto, o livro é um importante relato na ótica de demonstrar a relação intensa e antiga entre o Coritiba Foot Ball Club e Curitiba, a capital paranaense.

Em “Curitiba, de nós”, novamente aparece a relação entre o Coxa e sua cidade-sede, Curitiba. Isso porque Xavier e Lazzarotto relatam um pouco sobre o primeiro jogo intermunicipal do Paraná, ocorrido na capital paranaense, em 12/09/1910, com a presença do Alviverde do Alto da Glória contra um time de Ponta Grossa.

A visão de Poty e Valêncio

Valêncio Xavier Niculitcheff foi escritor, cineasta e roteirista e também, diretor de TV. Em 1999, foi contemplado com o Prêmio Jabuti. Valêncio nasceu em São Paulo, mas morou em Curitiba, onde ganhou vivências que o fizeram “um pouco” mais curitibano. É considerado por muitos, um dos expoentes da literatura paranaense.

Por sua vez, Poty, ou, Napoleon Potyguara Lazzarotto, seu nome de nascimento, era natural de Curitiba. Foi desenhista e ilustrador. Fez gravuras e murais. É considerado por muitos, um dos principais nomes das artes paranaense.

O Coritiba no livro de Valêncio Xavier e Poty Lazzarottto

Sobre a cidade, no livro, disse Poty: “em verdade, trazemos nossa cidade dentro de nós e ela nunca nos deixará partir”. Do outro lado, ao falar sobre as primeiras décadas do futebol em Curitiba, Valêncio reforçava que “Os jogos e as brigas aconteciam dentro e fora de campo”. Enfim, uma Curitiba de antigamente, mas ainda com alguns ares de muito atual.

O modelo colaboracionista impulsionando o modelo associativista

O fiel torcedor Coxa-Branca Yuri Campagnaro gentilmente cedeu fotografias do livro, de sua propriedade, para a realização desta matéria do Blog do Couto.

Yuri é também artista e professor. Nas artes, atua com desenho, gravura, bem como pintura. Além disso, na poesia e, da mesma maneira, na música.

Mais sobre o Coritiba: “Dirceu Kruger”, desenho de Yuri Campagnaro

Ao reler o livro, Campagnaro lembrou-se do professor Luís Fernando Lopes Pereira, com quem teve aula. Professor Luís coordena os trabalhos de pesquisa no acervo histórico do Verdão.

O compartilhamento do material raro do livro de Poty e Valêncio, colaborando com mais pessoas que torcem pelo Verdão do Alto da Glória,é um bom exemplo de um modelo colaboracionista impulsionando o modelo associativista.

As pesquisas continuam e mais pessoas podem doar cópias digitais de seus acervos para o Coritiba

As pesquisas sobre a história do Coxa seguem com os trabalhos da Comissão de Preservação da Memória e da História do Coritiba Foot Ball Club. Primordialmente, quando o assunto são os fundadores do Verdão, a pesquisa é realizada conjuntamente com o grupo de historiadores Helênicos, estudiosos da história coritibana.

Da mesma forma, atividades vêm sendo realizadas pelo grupo de pesquisa e extensão a partir do núcleo de ciências jurídicas. Entretanto, este grupo recebe alunos de outras áreas da UFPR.

Por se tratar de uma pesquisa de grande amplitude e dificuldades no acesso de fontes primárias, atualizações dos bancos de dados são sempre bem-vindas e recomendadas, de forma aprimorar a metodologia de trabalhos.

Logo, é importante destacar que eventuais imprecisões podem ocorrer, sendo um problema da pesquisa. Por isso mesmo é tão importante que se disponibilizem novas fontes documentais.

Portanto, familiares dos fundadores do Coritiba Foot Ball Club que tenham interesse em doar cópias digitais de itens relacionados aos fundadores podem entrar em contato com a direção do Clube clicando aqui.

Verdão tem uma parceria técnica com a UFPR para melhor cuidar da história do Clube

Em uma parceria entre o Coritiba e a UFPR, o acervo histórico do Verdão também é cuidado por acadêmicos de graduação, bem como de pós-graduação. Nesse sentido, são pessoas com interesse em pesquisar mais a história do Clube e sua relação direta com a cidade de Curitiba.

O grupo de pesquisa e extensão foi formado a partir do núcleo do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. O grupo conta com alunas e alunos também de outras áreas da UFPR, como da História, Ciências Sociais e Educação Física. A equipe iniciou os trabalhos acadêmicos no acervo histórico do Coxa em 02/07/2025.

O professor Luís Fernando Lopes Pereira é o líder do grupo de pesquisa. Ele conta com a colaboração de outro docente da Universidade, o professor de Sociologia na Faculdade de Direito, Rodrigo Horochowski, que também acompanha as atividades de pesquisa científica do grupo. Entre os achados do grupo, borderôs e relatórios financeiros de todos os jogos do Coritiba no Torneio do Povo.

*** CFC ***

As principais responsabilidades da diretoria do Coritiba Foot Ball Club, como Associação, estão vinculadas à fiscalização do contrato de compra e venda da SAF. Nesse sentido, são obrigações diretivas:

– Principalmente, acompanhar o cumprimento do pagamento das dívidas, em especial das parcelas da recuperação judicial da Associação;

– Da mesma forma, o cumprimento dos aportes financeiros anuais na gestão do Clube (futebol e atividades de apoio);

– Além disso, a gestão patrimonial. Inclusive quanto a manutenção e investimentos no CT Bayard Osna, no novo CT, tanto quanto no Estádio Major Antônio Couto Pereira;

– Bem como, os cuidados com a preservação histórica.

***

Se você encontrou algum erro nesta matéria, por favor, entre em contato. Além disso, o Coritiba Foot Ball Club preza pelos créditos merecidos, então nos avise sobre eles.

Notícias

Relacionadas da categoria

Desde os primórdios o Coritiba estava aberto para todos

Desde os primórdios o Coritiba estava aberto para todos que estivessem interessados em associar-se ao Clube do Alto da Glória. Documentos encontrados por integrantes da...
Leia mais

Jair Costa Schon foi dirigente do Coritiba nos anos 50

Jair Costa Schon foi dirigente do Coritiba nos anos 50: saiba mais sobre a história deste dirigente coritibano, conferindo esta postagem no Blog do Couto....
Leia mais

O Centenário de nascimento de Evangelino da Costa Neves

O Centenário de nascimento de Evangelino da Costa Neves, o mais vitorioso dirigente da história do Coritiba Foot Ball Club. Sem dúvida, um nome eternizado...
Leia mais