Os Coritibanos agora fazem parte do Ludopédio! Grupo de pesquisa sobre o Coritiba participa do maior portal de divulgação científica do país.
Os Coritibanos, grupo de pesquisa de História do Coritiba Foot Ball Club, agora faz parte, como colaborador, do Ludopédio. O Ludopédio é o maior portal de produção e divulgação científica sobre futebol da América Latina, focado em disseminar conhecimento sobre o esporte a partir das ciências humanas. Ele serve como um repositório de publicações acadêmicas, organiza eventos, oferece cursos e produz novos conteúdos que promovem a conscientização e a luta contra formas de intolerância no esporte, estando alinhado aos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da ONU.
Em seu website, o Ludopédio anuncia ter por Missão:
“A divulgação científica e a promoção do conhecimento, conectando pessoas e ideias. Nosso objetivo central é construir uma rede sólida de diversos países que reúna pesquisadores, especialistas e interessados no futebol, fomentando um diálogo enriquecedor entre o esporte e as Ciências Humanas. Este espaço surge da necessidade premente de concentrar informações, textos e pesquisas criando um centro de referência para o estudo do futebol.”
Iniciativas do Ludopédio
No site do Ludopédio, diariamente são publicados textos e ensaios na seção de colunas “Arquibancada”, marcada pela heterogeneidade de ideias, posições, propostas, críticas etc. Periodicamente, o Instituto Ludopédio publica também entrevistas com personalidades, professores(as), pesquisadores(as) e profissionais do universo futebolístico.
Entre outras iniciativas, o Ludopédio promove ainda uma “biblioteca” virtual, onde há informações, textos e pesquisas sobre futebol, que inicialmente encontram-se dispersas. O Ludopédio atua assim de forma singular em benefício da comunidade de pesquisadores, promovendo acesso a artigos, teses, dissertações, referências de livros nacionais e internacionais e outros trabalhos. Busca assim, formar uma rede de informações, pesquisadores e interessados em futebol, divulgação de eventos, defesas de teses e palestras.
Os Coritibanos
Os Coritibanos é um grupo de pesquisa e extensão dedicado à preservação do patrimônio histórico do Coritiba Foot Ball Club. Seu objetivo é desenvolver e divulgar pesquisas científicas sobre o Clube e sobre a História Social do Futebol, atuando de forma aberta à comunidade e em consonância com os princípios da produção acadêmica.

O grupo teve origem na Comissão de Preservação de História do Clube, núcleo criado em 2025 com a entrada da nova gestão 2025-2027. O grupo reúne memorialistas e historiadores entre conselheiros e associados. Conta também com o apoio de integrantes do reconhecido grupo “Os Helênicos” (há anos trabalhando pela memória do Clube), ampliando suas atividades por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do projeto “Coritiba, Curitiba e a História da Nossa Gente”, voltado à preservação histórica e à valorização da memória esportiva e social.
Visite o site do Ludopédio clicando aqui.
Os Coritibanos no Ludopédio podem ser acessados clicando aqui.
Diretoria do Alviverde propôs o tombamento do Acervo do Coritiba
Em 21/08/2025, a diretoria do time Coxa-Branca formalizou o pedido de tombamento do Acervo do Clube, de forma a dar melhores condições de guarda, tanto quanto ampliar o acesso público aos itens. O pedido foi realizado por meio do Processo Administrativo Eletrônico nº 01-212074/2025, que será analisado e deliberado junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Curitiba (CMPC).
Em Curitiba, existe uma legislação local específica para o tombamento de itens de relevância histórica para o Município. Esse é um tema regulamentado pelo Decreto nº 360, de 29/03/2019. A referida legislação conceitua o que é o Tombamento: “ato administrativo que declara a singularidade e excepcionalidade de um bem considerado individualmente ou em conjunto, seja móvel ou imóvel, público ou privado, pertencente à pessoa física ou jurídica”.
Além disso, essa ação está relacionada “em razão do seu valor cultural, histórico, paisagístico, científico, artístico, turístico, arquitetônico ou ambiental, com instituição de um regime jurídico especial de propriedade como forma a garantir sua preservação e conservação”.
As pesquisas continuam e mais pessoas podem doar cópias digitais de seus acervos para o Coritiba
As pesquisas sobre a história do Coxa seguem com os trabalhos da Comissão de Preservação da Memória e da História do Coritiba Foot Ball Club. Primordialmente, quando o assunto são os fundadores do Verdão, a pesquisa é realizada conjuntamente com o grupo de historiadores Helênicos, estudiosos da história coritibana.
Da mesma forma, atividades vêm sendo realizadas pelo grupo de pesquisa e extensão a partir do núcleo de ciências jurídicas. Entretanto, este grupo recebe alunos de outras áreas da UFPR.
Por se tratar de uma pesquisa de grande amplitude e dificuldades no acesso de fontes primárias, atualizações dos bancos de dados são sempre bem-vindas e recomendadas, de forma aprimorar a metodologia de trabalhos.
Logo, é importante destacar que eventuais imprecisões podem ocorrer, sendo um problema da pesquisa. Por isso mesmo é tão importante que se disponibilizem novas fontes documentais.
Portanto, familiares dos fundadores do Coritiba Foot Ball Club que tenham interesse em doar cópias digitais de itens relacionados aos fundadores podem entrar em contato com a direção do Clube clicando aqui.
Verdão tem uma parceria técnica com a UFPR para melhor cuidar da história do Clube
Em uma parceria entre o Coritiba e a UFPR, o acervo histórico do Verdão também é cuidado por acadêmicos de graduação, bem como de pós-graduação. Nesse sentido, são pessoas com interesse em pesquisar mais a história do Clube e sua relação direta com a cidade de Curitiba.
O grupo de pesquisa e extensão foi formado a partir do núcleo do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. O grupo conta com alunas e alunos também de outras áreas da UFPR, como da História, Ciências Sociais e Educação Física. A equipe iniciou os trabalhos acadêmicos no acervo histórico do Coxa em 02/07/2025.
O professor Luís Fernando Lopes Pereira é o líder do grupo de pesquisa. Ele conta com a colaboração de outro docente da Universidade, o professor de Sociologia na Faculdade de Direito, Rodrigo Horochowski, que também acompanha as atividades de pesquisa científica do grupo. Entre os achados do grupo, borderôs e relatórios financeiros de todos os jogos do Coritiba no Torneio do Povo.
*** CFC ***
As principais responsabilidades da diretoria do Coritiba Foot Ball Club, como Associação, estão vinculadas à fiscalização do contrato de compra e venda da SAF. Nesse sentido, são obrigações diretivas:
– Principalmente, acompanhar o cumprimento do pagamento das dívidas, em especial das parcelas da recuperação judicial da Associação;
– Da mesma forma, o cumprimento dos aportes financeiros anuais na gestão do Clube (futebol e atividades de apoio);
– Além disso, a gestão patrimonial. Inclusive quanto a manutenção e investimentos no CT Bayard Osna, no novo CT, tanto quanto no Estádio Major Antônio Couto Pereira;
– Bem como, os cuidados com a preservação histórica.
***
Se você encontrou algum erro nesta matéria, por favor, entre em contato. Além disso, o Coritiba Foot Ball Club preza pelos créditos merecidos, então nos avise sobre eles.