Tijolo da antiga Sede Social do Coritiba faz parte do Acervo Histórico do Clube. Futuramente, o Clube demonstrará este e outros itens históricos ao público.
Pesquisadores coritibanos encontraram outro item de valor histórico relevante. Assim sendo, agora peça fará parte do Acervo do Coritiba. Este tijolo é uma relíquia da antiga Sede Social do Coxa, que ficava onde hoje é o Coxa Sports Bar. Na época, pessoas interessadas podiam adquirir tijolos da demolição como item de lembrança.
Tijolo da antiga Sede Social do Coritiba faz parte do Acervo Histórico do Verdão
A Sede Social do Coritiba teve sua construção iniciada nos anos 30, mediante uma grande campanha de mobilização do Clube para com seu Quadro Associativo. Depois de construída, a Sede foi local de inúmeros eventos culturais e sociais, agitando o cenário curitibano durante décadas.
Além das festas para o Quadro Associativo, o local também tinha uma quadra poliesportiva, com piso de madeira. Durante parte dos anos 80, alguns tipos de treinamentos do elenco principal também ocorreram naquele local.
No início de 2001, a diretoria do Cori encaminhou uma proposta de demolição do local. A proposta foi aceita em reunião do Conselho Deliberativo do Verdão em 19/02/2001.

Durante muitos anos, a Sede Social do Alviverde foi local de grandes festas curitibanas
Durante muitas décadas, os eventos sociais do Coritiba Foot Ball Club atraíam tanto interesse por toda Curitiba que se tornaram bastante requisitados. Tanto que, até torcedores de outros times curitibanos se associavam ao time do Alto da Glória para poder acompanhar a agitada vida social Coxa.

Assim sendo, além dos festejos carnavalescos, por exemplo, as festas temáticas, bem como as festividades de Natal e Fim de Ano na sede do Alviverde agitavam toda a cidade de Curitiba.





Diretoria do Alviverde pretende propor o tombamento do Acervo do Coritiba
A diretoria do time Coxa-Branca já iniciou os trabalhos visando o tombamento do Acervo do Clube, de forma a dar melhores condições de guarda, tanto quanto ampliar o acesso público aos itens.
Em Curitiba, existe uma legislação local específica para o tombamento de itens de relevância histórica para o Município. Esse é um tema regulamentado pelo Decreto nº 360, de 29/03/2019. A referida legislação conceitua o que é o Tombamento: “ato administrativo que declara a singularidade e excepcionalidade de um bem considerado individualmente ou em conjunto, seja móvel ou imóvel, público ou privado, pertencente à pessoa física ou jurídica”.
Além disso, essa ação está relacionada “em razão do seu valor cultural, histórico, paisagístico, científico, artístico, turístico, arquitetônico ou ambiental, com instituição de um regime jurídico especial de propriedade como forma a garantir sua preservação e conservação”.
As pesquisas continuam e mais pessoas podem doar cópias digitais de seus acervos para o Coritiba
As pesquisas sobre a história do Coxa seguem com os trabalhos da Comissão de Preservação da Memória e da História do Coritiba Foot Ball Club. Primordialmente, quando o assunto são os fundadores do Verdão, a pesquisa é realizada conjuntamente com o grupo de historiadores Helênicos, estudiosos da história coritibana.
Da mesma forma, atividades vêm sendo realizadas pelo grupo de pesquisa e extensão a partir do núcleo de ciências jurídicas. Entretanto, este grupo recebe alunos de outras áreas da UFPR.
Por se tratar de uma pesquisa de grande amplitude e dificuldades no acesso de fontes primárias, atualizações dos bancos de dados são sempre bem-vindas e recomendadas, de forma aprimorar a metodologia de trabalhos.
Logo, é importante destacar que eventuais imprecisões podem ocorrer, sendo um problema da pesquisa. Por isso mesmo é tão importante que se disponibilizem novas fontes documentais.
Portanto, familiares dos fundadores do Coritiba Foot Ball Club que tenham interesse em doar cópias digitais de itens relacionados aos fundadores podem entrar em contato com a direção do Clube clicando aqui.
Verdão tem uma parceria técnica com a UFPR para melhor cuidar da história do Clube
Em uma parceria entre o Coritiba e a UFPR, o acervo histórico do Verdão também é cuidado por acadêmicos de graduação, bem como de pós-graduação. Nesse sentido, são pessoas com interesse em pesquisar mais a história do Clube e sua relação direta com a cidade de Curitiba.
O grupo de pesquisa e extensão foi formado a partir do núcleo do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. O grupo conta com alunas e alunos também de outras áreas da UFPR, como da História, Ciências Sociais e Educação Física. A equipe iniciou os trabalhos acadêmicos no acervo histórico do Coxa em 02/07/2025.
O professor Luís Fernando Lopes Pereira é o líder do grupo de pesquisa. Ele conta com a colaboração de outro docente da Universidade, o professor de Sociologia na Faculdade de Direito, Rodrigo Horochowski, que também acompanha as atividades de pesquisa científica do grupo. Entre os achados do grupo, borderôs e relatórios financeiros de todos os jogos do Coritiba no Torneio do Povo.
*** CFC ***
As principais responsabilidades da diretoria do Coritiba Foot Ball Club, como Associação, estão vinculadas à fiscalização do contrato de compra e venda da SAF. Nesse sentido, são obrigações diretivas:
– Principalmente, acompanhar o cumprimento do pagamento das dívidas, em especial das parcelas da recuperação judicial da Associação;
– Da mesma forma, o cumprimento dos aportes financeiros anuais na gestão do Clube (futebol e atividades de apoio);
– Além disso, a gestão patrimonial. Inclusive quanto a manutenção e investimentos no CT Bayard Osna, no novo CT, tanto quanto no Estádio Major Antônio Couto Pereira;
– Bem como, os cuidados com a preservação histórica.
***
Se você encontrou algum erro nesta matéria, por favor, entre em contato. Além disso, o Coritiba Foot Ball Club preza pelos créditos merecidos, então nos avise sobre eles.