O Livro de Atas nº 3 do Coritiba foi encontrado entre os itens do Acervo Histórico do Clube com ajuda de um dos historiadores dos Helênicos.
No último dia 13, aconteceu a publicação no Blog do Couto perguntando se “Você sabe onde está o Livro de Atas nº 3 do Coritiba?”. A resposta veio dias depois, com o historiador Alan Roger Galvão.
Localização do livro contou com a ajuda de outro historiador coritibano
Em viagem de férias, o pesquisador, que faz parte dos Helênicos, entrou em contato com representantes da diretoria do Coxa. Seu objetivo foi o de colaborar com a identificação da localização do item.

Por já ter trabalhado no Verdão, Alan tinha visto aquele Livro de Atas. O exemplar temq a capa muito diferente das capas dos demais Livros nº 1, 2 e 4. Se por um lado o trio em questão tem uma belíssima capa verde, com letras douradas, o exemplar de número 3 tem uma capa preta e letras vermelhas.
“Evidentemente, me chamou muito a atenção a combinação entre o verde e o dourado”, explica o vice-presidente Luiz Carlos Betenheuser Júnior, que estava intrigado com a localização do item histórico. “Bati o olho pela primeira vez e logo separei aqueles três livros”. Entretanto, o livro restante do quarteto não lhe chamou a atenção o suficiente, naquele momento.
O Livro de Atas nº 3 do Coritiba foi encontrado
O dirigente Coxa-Branca continua a explicação: “Como estávamos na fase inicial de trabalho, a medida urgente e imediata era mudar de local quase cento e cinquenta livros históricos”, armazenados até então em uma sala externa. Esta sala fica na curva de entrada do Estádio Couto Pereira, sem condições adequadas para manter livros de mais de um século de existência. “Por questão de segurança, era prioridade com aqueles livros mudar de local sua guarda. Então, à primeira vista, com a separação por anos, o terceiro livro me passou despercebido”, reforçou o dirigente do Verdão.
Em férias, Alan Roger leu a postagem e entrou em contato com a diretoria do Coxa. O historiador repassou informações complementares sobre o livro nº 3. Ele explicou que aquele exemplar tinha uma capa diferente, mas havia sido armazenado junto com os demais livros.
Durante a noite de sexta-feira, 18, o vice-presidente coritibano fez novas buscas e identificou o Livro Ata nº 3. Além disso, bem como o Livro Ata nº 5. Tal qual o outro, tinha uma capa fora do padrão de capa dura, na cor verde, com letras em dourado.

Livros históricos do Cori passarão por análise técnica de uma especialista em restauro
Agora, os cinco exemplares, assim como todos os demais livros históricos passarão por uma análise técnica de uma restauradora profissional. Trata-se de especialista na área de restauro de livros antigos. Com base em um parecer técnico da restauradora, ocorrerá o restauro de alguns dos principais exemplares históricos do Acervo do Coritiba. Desse modo, o patrimônio do Cori estará melhor protegido e valorizado. Além disso, o projeto envolverá exposições públicas. Tais eventos serão gratuitos e acontecerão em parceria com a Universidade Federal do Paraná.
As pesquisas continuam e mais pessoas podem doar cópias digitais de seus acervos para o Coritiba
As pesquisas sobre a história do Coxa seguem com os trabalhos da Comissão de Preservação da Memória e da História do Coritiba Foot Ball Club. Primordialmente, quando o assunto são os fundadores do Verdão, a pesquisa é realizada conjuntamente com o grupo de historiadores Helênicos, estudiosos da história coritibana.
Da mesma forma, atividades vêm sendo realizadas pelo grupo de pesquisa e extensão a partir do núcleo de ciências jurídicas. Entretanto, este grupo recebe alunos de outras áreas da UFPR.
Por se tratar de uma pesquisa de grande amplitude e dificuldades no acesso de fontes primárias, atualizações dos bancos de dados são sempre bem-vindas e recomendadas, de forma aprimorar a metodologia de trabalhos.
Logo, é importante destacar que eventuais imprecisões podem ocorrer, sendo um problema da pesquisa. Por isso mesmo é tão importante que se disponibilizem novas fontes documentais.
Portanto, familiares dos fundadores do Coritiba Foot Ball Club que tenham interesse em doar cópias digitais de itens relacionados aos fundadores podem entrar em contato com a direção do Clube clicando aqui.
Verdão tem uma parceria técnica com a UFPR para melhor cuidar da história do Clube
Em uma parceria entre o Coritiba e a UFPR, o acervo histórico do Verdão também é cuidado por acadêmicos de graduação, bem como de pós-graduação. Nesse sentido, são pessoas com interesse em pesquisar mais a história do Clube e sua relação direta com a cidade de Curitiba.
O grupo de pesquisa e extensão foi formado a partir do núcleo do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. O grupo conta com alunas e alunos também de outras áreas da UFPR, como da História, Ciências Sociais e Educação Física. A equipe iniciou os trabalhos acadêmicos no acervo histórico do Coxa em 02/07/2025.
O professor Luís Fernando Lopes Pereira é o líder do grupo de pesquisa. Ele conta com a colaboração de outro docente da Universidade, o professor de Sociologia na Faculdade de Direito, Rodrigo Horochowski, que também acompanha as atividades de pesquisa científica do grupo. Entre os achados do grupo, borderôs e relatórios financeiros de todos os jogos do Coritiba no Torneio do Povo.
*** CFC ***
As principais responsabilidades da diretoria do Coritiba Foot Ball Club, como Associação, estão vinculadas à fiscalização do contrato de compra e venda da SAF. Nesse sentido, são obrigações diretivas:
– Principalmente, acompanhar o cumprimento do pagamento das dívidas, em especial das parcelas da recuperação judicial da Associação;
– Da mesma forma, o cumprimento dos aportes financeiros anuais na gestão do Clube (futebol e atividades de apoio);
– Além disso, a gestão patrimonial. Inclusive quanto a manutenção e investimentos no CT Bayard Osna, no novo CT, tanto quanto no Estádio Major Antônio Couto Pereira;
– Bem como, os cuidados com a preservação histórica.
***
Se você encontrou algum erro nesta matéria, por favor, entre em contato. Além disso, o Coritiba Foot Ball Club preza pelos créditos merecidos, então nos avise sobre eles.