Você sabia que Ary Fontoura torce pelo Coritiba? Sim, isto mesmo! Nascido em Curitiba, o ator, comediante, diretor, escritor e poeta Ary Fontoura é torcedor do Coritiba. Ele teve sua ficha de sócio do Clube encontrada nos acervos do Verdão, quando entrou no Clube em 1952.
Saiba mais sobre a carreira de Ary Fontoura
Ary Beira Fontoura, ou Ary Fontoura, como é chamado no meio artístico, é reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho na dramaturgia, especialmente à televisão, onde demonstrou grande capacidade interpretativa em diferentes gêneros de produções. Entretanto, sua vida profissional tem destaque também no teatro, bem como no cinema, onde também tem muitos fãs.
Falando sobre a telona, no cinema a carreira de Ary marcou sua estreia em 1968, em “Até que o Casamento nos Separe”. Já na TV, participou de mais de cinquenta novelas. Quanto ao trabalho no teatro, iniciou sua jornada fazendo peças ao lado de nomes muito importantes no cenário artístico brasileiro, como Marília Pêra e Procópio Ferreira, assim como ao lado de Moacyr Franco.

Fontoura também divulga sua arte e opiniões nas redes sociais
Durante a pandemia da Covid-19, Ary começou a produzir seus próprios vídeos e compartilhá-los na rede social do Instagram, se tornando um influenciador de pessoas idosas, que o seguem e acompanham sua trajetória agora no ambiente virtual.
Fontes: Globo, Correio Brasiliense e Adoro Cinema.
Os primeiros anos de Ary Fontoura em Curitiba
Uma curiosidade sobre Ary Fontoura, que pouca gente conhece, é que quando ele residia em Curitiba, Ary foi criado na Praça Nossa Senhora da Glória. Trata-se do local onde a Rua Campos Sales (via rápida do Santa Cândida sentido Centro) termina e começa a Rua Lysimaco Ferreira da Costa.
Você sabia que Ary Fontoura torce pelo Coritiba?
Em uma parceria entre o Coritiba e a UFPR, o acervo histórico do Verdão também é cuidado por acadêmicos de graduação, bem como de pós-graduação. Nesse sentido, são pessoas com interesse em pesquisar mais a história do Clube e sua relação direta com a cidade de Curitiba.
O grupo de pesquisa e extensão foi formado a partir do núcleo do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. O grupo conta com alunas e alunos também de outras áreas da UFPR, como da História, Ciências Sociais e Educação Física. A equipe iniciou os trabalhos acadêmicos no acervo histórico do Coxa em 02/07/2025.
O professor Luís Fernando Lopes Pereira é o líder do grupo de pesquisa. Ele conta com a colaboração de outro docente da Universidade, o professor de Sociologia na Faculdade de Direito, Rodrigo Horochowski, que também acompanha as atividades de pesquisa científica do grupo.

Entre os achados no acervo histórico do Alviverde, o grupo encontrou fichas de associação de Ary Fontoura no Coritiba, bem como uma correspondência dele à então diretoria do Cori na época, quando de sua adesão em 22/02/1952.
*** CFC ***
As principais responsabilidades da diretoria do Coritiba Foot Ball Club, como Associação, estão vinculadas à fiscalização do contrato de compra e venda da SAF. Nesse sentido, são obrigações diretivas:
– Principalmente, acompanhar o cumprimento do pagamento das dívidas, em especial das parcelas da recuperação judicial da Associação;
– Da mesma forma, o cumprimento dos aportes financeiros anuais na gestão do Clube (futebol e atividades de apoio);
– Além disso, a gestão patrimonial. Inclusive quanto a manutenção e investimentos no CT Bayard Osna, no novo CT, tanto quanto no Estádio Major Antônio Couto Pereira;
– Bem como, os cuidados com a preservação histórica.
***
Se você encontrou algum erro nesta matéria, por favor, entre em contato. Além disso, o Coritiba Foot Ball Club preza pelos créditos merecidos, então nos avise sobre eles.